Ituporanga - Festa da Cebola

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Ituporanga

 
 



A Capital Nacional da Cebola


A atmosfera agradável e tranqüila, a natureza exuberante, sua gente amiga e acolhedora e os diversos locais para visitação, dão opções para que os visitantes passem dias e horas agradáveis no convívio dos ituporanguenses.

Localizada no Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina, com 360 km² de área territorial, numa altitude que chega a 360 m acima do nível do mar e temperatura média anual de 17,58ºC, clima bastante agradável, Ituporanga tem uma população aproximadamente de 21.500 habitantes.pelo Rio Itajaí do Sul, há lugares de indescritíveis belezas, como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes; o Salto Grande com suas corredeiras (que originou o antigo nome da cidade); o legendário Seminário São Francisco de Assis, com seus bosques, jardins e museu; a Igreja Matriz, que denota em sua arquitetura todo o estilo de época; a Barragem Sul, onde o homem edificou seu trabalho em harmonia com a natureza; a Cascata Rio Bonito, com queda de 65m e suas três cavernas; a Casa da Cultura; o Parque de Exposições, com toda a sua infra-estrutura para eventos, lazer e acampamentos; e muitos outros.

Mas Ituporanga não se resume somente nisto, mais do que tudo, seu povo trabalhador, educado, organizado, e com amor por todos e por tudo que os rodeiam, fazem com que nosso turista se sinta a vontade em nosso município.



 
 
 
 

História

A construção de uma estrada entre Alfredo Wagner (que na época ainda se chamava Barracão) e Barra do Rio do Oeste trouxe os primeiros colonizadores para a região onde hoje está Ituporanga. Descendentes de alemães, italianos e portugueses, os colonos chegaram a partir de 1912. Após a construção da estrada, a principal atividade econômica foi a extração de madeira, mas o cultivo da cebola desenvolveu-se e tornou o município conhecido nacionalmente. Até 1924, a localidade chamava-se Generosópolis, mas uma cascata no Rio Itajaí mudou a denominação para Salto Grande. O nome definitivo veio porque já existia uma cidade denominada Salto Grande – o significado, porém, é o mesmo: Ituporanga é “salto grande” em tupi-guarani.


 
 
 
 

Turismo

Ituporanga como Capital Nacional da Cebola, tem sua economia voltada para a agricultura, refletindo no foco do turismo que tem como base o turismo rural e religioso. Investidores do próprio município iniciaram a expansão do turismo rural, hoje o município atende seus visitantes com mais de 20 propriedades que foram modificadas para servirem como pousadas. Além de a cidade oferecer mais dois hotéis com toda infra-estrutura para servir bem quem deseja conhecer Ituporanga.

Principais Pontos Turísticos

Gruta de Nossa Senhora de Fátima
Salto Grande  - No rio Itajaí do Sul
Casa Giratória
Cachoeira das Três Barras
Seminário São Francisco de Assis
Parque Ingo Altenburg
Barragem Sul

 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal